OSINT – Informações de fontes abertas
OSINT significa Open Source Intelligence, que se refere a todas as informações que podem ser encontradas publicamente, via internet, sem violar quaisquer leis de direitos autorais ou privacidade. É a coleta, análise e o processamento de informações. OSINT é extremamente útil para os profissionais de segurança, que utilizam técnicas e ferramentas de pesquisa para descobrir fraquezas em sistemas de TI. Existem vários recursos gratuitos ou ferramentas para realizar OSINT, como os buscadores ou o OSINT framework.
Quais os riscos do OSINT para a minha privacidade?
OSINT pode trazer alguns riscos para a sua privacidade, pois permite que outras pessoas ou organizações acessem informações sobre você ou sua empresa que estão disponíveis na internet. Por exemplo, alguém pode usar OSINT para descobrir seus dados pessoais, suas redes sociais, seus interesses, suas atividades online, seus contatos profissionais ou até mesmo suas vulnerabilidades de segurança. Por isso, é importante tomar cuidado com o que você compartilha na internet e usar medidas de proteção como criptografia, senhas fortes e antivírus.
O que fazer se eu for vítima de OSINT?
Se você for vítima de OSINT, ou seja, se alguém usar informações públicas sobre você ou sua empresa para fins maliciosos, como fraudes, extorsões, chantagens ou ataques cibernéticos, você deve tomar algumas medidas para se proteger e buscar ajuda. Algumas dessas medidas são:
- Alterar suas senhas e ativar a verificação em duas etapas em todas as suas contas online;
- Remover ou ocultar informações sensíveis ou pessoais que estejam expostas na internet;
- Monitorar suas atividades financeiras e comunicar qualquer movimentação suspeita;
- Denunciar o caso às autoridades competentes, como a polícia ou o Ministério Público;
- Buscar apoio jurídico ou psicológico se necessário.
Lembre-se que OSINT não é um crime por si só, mas pode ser usado para facilitar a prática de crimes digitais ou na internet. Por isso, é importante estar atento e prevenir-se contra possíveis ameaças.
Como remover informações sensíveis da internet?
- Remover informações sensíveis da internet pode ser um processo difícil e demorado, mas existem algumas ações que você pode tomar para tentar proteger sua privacidade. Algumas dessas ações são:
- Excluir contas e cadastros que você não utiliza mais em sites, redes sociais, aplicativos ou serviços online;
- Limpar cookies e histórico de navegação na internet regularmente, usando ferramentas como o CCleaner ou as configurações do seu navegador;
- Pedir a remoção do Google de páginas ou imagens que contenham suas informações pessoais, usando o formulário disponível no site do Google;
- Revisar as configurações de privacidade das suas redes sociais e outros perfis online, limitando o acesso às suas informações apenas para pessoas autorizadas;
- Remover os vendedores de dados (data brokers) que coletam e vendem suas informações para terceiros, usando sites como o DeleteMe ou o OneRep;
- Gerenciar a privacidade do seu smartphone, desinstalando aplicativos desnecessários ou suspeitos e excluindo arquivos que possam conter informações sensíveis.
Lembre-se que nem sempre é possível remover todas as informações sensíveis da internet, pois elas podem estar armazenadas em bancos de dados fora do seu controle ou ter sido copiadas por outras pessoas. Por isso, é importante prevenir-se contra possíveis vazamentos ou exposições de dados.